O Kartódromo Internacional Granja Viana pertence a família Giaffone, que tem tradição e experiência no automobilismo nacional e internacional.

Na década de 60, a família Giaffone começou sua história no automobilismo com Afonso Giaffone correndo de kart e alguns anos mais tarde seu irmão, Zeca Giaffone, seguiu os mesmos passos . Ambos conquistaram títulos brasileiros no kart e depois rumaram para a Stock Car brasileira onde também brilharam com a conquista do título da categoria.

Os quatro filhos de Afonso também se aventuraram no kart com mais conquistas e os dois filhos de Zeca aumentaram as glórias da família no mundo da velocidade: Zequinha Giaffone é Campeão Pan-Americano de Kart e tem passagem pela Fórmula Indy Light, e o outro filho, Felipe Giaffone, é Campeão Paulista e Sul-americano de Kart e participou 4 vezes do Campeonato Mundial de Kart. Além disso foi Campeão Brasileiro de Fórmula Chevrolet e participou da Fórmula Indy por 6 temporadas em Indianápolis, sendo em 2002 a 3° colocação e uma vitória em Kentucky os melhores resultados obtidos. Desde seu retorno ao Brasil, sagrou-se Campeão Sul-Americano da Fórmula Truck no ano de 2011, Campeão Brasileiro de Fórmula Truck em quatro temporadas (2007, 2009, 2011 e 2016) e vice-campeão em duas temporadas (2010 e 2012) pela equipe Volkswagen.

Em 1989, com toda experiência familiar no Automobilismo, Zeca Giaffone decidiu se aventurar como empresário e teve a ideia de não só montar uma fábrica de karts, mas de também construir um kartódromo que atendesse às mais variadas exigências e fosse de encontro aos desejos dos mais experientes e apaixonados pilotos. Em Outubro de 1996 na cidade de Cotia, dentro de uma área total de 48.000 metros quadrados, foi inaugurado o Kartódromo Granja Viana, considerada até hoje uma das melhores pistas de kart da América do Sul, anos mais tarde recebeu homologação de "Internacional" por parte da FIA devido sua completa infraestrutura e aos importantes eventos que sedia.

A idealização do circuito foi dividido por todos os envolvidos no projeto e com a experiência em pistas do Brasil e do mundo, os Giaffones (Zeca e seus dois filhos) foram desenhando aquele que seria hoje um dos maismodernos e desafiadores traçados que existe no mundo do kart. Foram recriados trechos de curvas, partes de alta, partes de baixa, retas e formas com dificuldades desde do amador ao profissional.

Atualmente o Kartódromo Internacional Granja Viana sedia os principais eventos de kart nacionais e internacionais como: grandes campeonatos de kart amador e profissional até às consagradas 500 Milhas de Kart Granja Viana, que conta com a participação de pilotdos das principais categorias mundiais.

Devido ao grande sucesso do projeto, foi criada a empresa KGV, que administra kartódromos pelo Brasil. Hoje a empresa administra o Kartódromo Internacional da Granja Viana, Kartódromo Ayrton Senna de Interlagos e a pista interna de kart do Beto Carrero World na cidade de Penha, Santa Catarina. Além da KGV, a família Giaffone fornece e prepara os motores e toda estrutura tubular da Stock Car Brasil e Stock Jr através de outra empresa da famíia.

Tradição, paixão, dedicação e amor pelo automobilismo são os principais pilares de sucesso da família Giaffone nos cuidados do comando do Kartódromo Internacional Granja Viana.

Reforma da Pista – Janeiro 2017