









A Copa São Paulo de Kart Granja Viana é o maior campeonato regional de kart do Brasil com mais de 20 anos de existência, é reconhecido pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e pela Confederação Nacional de Kart (CNK) e supervisionada pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP).
CATEGORIAS


Idade: Pilotos com idades entre 07 a 09 anos, completados em 2023, portadores de licença PMK da CBA
Peso: 106 kg
Chassis: Seguir o disposto no RNK 2023.
Motor: Marca Honda, 4 tempos, sorteado a cada etapa pela Granja Viana.
Corôa: Somente de 66 dentes, contínuos, equidistantes, uniformes. Apenas 1 coroa instalada no suporte
Pneus: MG SC CADETE: 1 jogo novo a cada prova. Os jogos devem ser adquiridos e sorteados
pela organização do campeonato
Mirim Rookie: Para pilotos que estejam no 1º ano da licença na carreira
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Idade: CADETE: Pilotos com idades entre 08 a 11 anos, completados em 2023, portadores de licença PCK da CBA
CADETE ROOKIE: Para pilotos que estejam no 1º ano da licença na carreira;
Peso: 106 kg
Chassis: Seguir o disposto no RNK 2023.
Motor: Marca Honda, 4 tempos, sorteado a cada etapa pela Granja Viana.
Coroa: Somente de 66 dentes, contínuos, equidistantes, uniformes. Apenas 1 coroa instalada no suporte
Pneus: MG SC CADETE: 1 jogo novo a cada prova. Os jogos devem ser adquiridos e sorteados
pela organização do campeonato
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Fórmula 4 Junior: Conforme RNK 2023: Aberta a pilotos com licenças CDN PJMK e PJK.
Fórmula 4 Junior Rookie: Para pilotos que estejam no 1º ano da licença na carreira
Peso: 155 KG
Chassis: seguir o disposto no RNK 2023
Motor: Original Honda GX-390, sorteado a cada etapa pela organização
Coroa de 41 dentes com até 17,7 cm de diâmetro, pinhão de 13 dentes. Corrente de moto obrigatória. Passo 428.
Pneus: MG especificação SH (Vermelho): 1 jogo novo a cada prova. Os jogos devem ser
adquiridos e sorteados pela organização do campeonato.
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Idade: FÓRMULA 4: Aberta a Pilotos a partir de 15 anos de idade, completados em 2023.
FÓRMULA 4 GRADUADOS: Até 37 anos completados em 2023 obrigatório. A partir de 38 anos completados em 2023, facultativo, mas informando a intenção à Secretaria de Provas antes da 1ª Etapa
FÓRMULA 4 SÊNIOR: A partir de 38 anos completados em 2023, portadores de CDN PSKAm ou PSKPro
FÓRMULA 4 LIGHT: Pilotos com no máximo 2 (dois) anos de Cédula Desportiva Nacional, incluindo CDN PKI, com exceção a campeão e vice da categoria F4 Light em qualquer ano, ou que esteja há 5 anos sem CDN
Peso: 183 kg
Chassis: seguir o disposto no RNK 2023.
MARCAS DE CHASSIS CIK-FIA LIBERADOS: Praga, Oberon, TonyKart/Kosmic/Exprit/Redspeed (e outros do grupo OTK), DR (Danilo Rossi), CRG, Birel-Art e KR (Kart Republic)
Motor: Original Honda GX-390, sorteado a cada etapa pela organização.
Relação: Coroa de 41 dentes com até 17,7 cm de diâmetro, pinhão de 13 dentes. Corrente de moto obrigatória. Passo 428.
Pneus: MG SH Vermelho – Um jogo novo a cada etapa, sorteados pela organização do campeonato
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Categoria e Subcategorias: Aberta a pilotos portadores de Cédula Desportiva Nacional PGK, PSKAm e PSKPro
SHIFTER GRADUADOS: Pilotos portadores de Cédula Desportiva Nacional PGK e PSKPro.
SHIFTER SÊNIOR: berta a pilotos com idade desde 28 anos, completados em 2023, até 44 anos, completados em 2023.
SHIFTER SUPER SÊNIOR: Aberta a pilotos com idade desde 45 anos, completados em 2023, até 55 anos, completados em 2023.
SHIFTER SUPER SÊNIOR MASTER: Aberta a pilotos com idade mínima de 56 anos, completados em 2023.
Peso: 180 Kg
Chassi:Deverá ser homologado CBA, FIAKarting/CBA, FIAKarting autorizado CBA ou FIAKarting, dotados exclusivamente de freios completos (traseiros e dianteiros) acionados pelo pé esquerdo, também homologados CBA, FIAKarting/CBA, FIAKarting autorizados CBA ou FIAKarting, sendo usados como sistemas completos, isto é, cilindro-mestre, cáliper(s) (“pinças”), disco(s), pastilha(s) e mangueira(s). É permitido o uso de chassi e sistema de freio de marcas diferentes, desde que homologados (conjuntamente com um chassi ou separadamente) e inspecionados previamente pelos Comissários Técnicos. Nenhuma peça do chassi ou freio poderá sofrer alteração que mude a sua característica original constante da Ficha de Homologação. Liberado apenas o retrabalho no chassi para fixação da alavanca de câmbio. Somente um chassi poderá ser usado por prova, que poderá ser lacrado. Chassis e freios devem ser utilizados conforme suas Fichas de Homologação. Qualquer alteração em suas características que não corresponda ao constante na Ficha de Homologação poderá causar a desclassificação do concorrente.
Durante o ano de 2023 não serão admitidos os motores homologados pela FIAKarting ao final de 2022.
Chassis e freios devem ser utilizados conforme suas Fichas de Homologação CIK/FIA OU CBA. Qualquer alteração em suas características que não corresponda ao constante na FH poderá acarretar na desclassificação do concorrente.
Motor:Não deve ser possível separar o motor da caixa de câmbio. O bloco do motor deve ser composto de 2 partes apenas (separadas vertical ou horizontalmente). Somente insertos para os mancais de rolamento do virabrequim ou elementos de fixação (furos roscados, buchas) são autorizados. Serão permitidos motores monocilíndricos com admissão por válvula de palhetas apenas, de qualquer marca ou modelo, homologados FIAKarting, conforme sua Ficha de Homologação, independentemente de suas validades. Capacidade cúbica máxima de 125cc.
Alojamento da Válvula de Palhetas conforme a Ficha de Homologação, flange livre. O volume da câmara de combustão deverá ser de no mínimo 11 cm3, medidos com inserto padrão CIK-FIA.
As peças originais do motor devem sempre corresponder e ser similares às fotografias, desenhos, materiais e dimensões físicas descritas na Ficha de Homologação.
Durante o ano de 2023 não serão admitidos os motores homologados pela FIAKarting ao final de 2022.
Serão proibidas as seguintes modificações no interior do motor:
a) Interior do motor:
– curso;
– diâmetro (além dos limites máximos);
– linha de centro da biela;
– número de janelas de transferência e admissão no cilindro e bloco;
– número de dutos e janelas de exaustão;
– outras restrições conforme regulamentos específicos.
b) Exterior do motor:
– número de carburadores e diâmetro;
– Aparência externa do motor montado.
A seguir alterações que não são consideradas modificações na aparência externa do motor: cor das peças, ajustes nas conexões do Sistema de Arrefecimento e modificações nas fixações (incluindo, mas não se limitando à fixação do carburador, da ignição, do escapamento, da embreagem ou do próprio motor), desde que sua posição não esteja diferente do especificado na Ficha de Homologação.
Relação: Livre.
Pneus: MG especificação SM (Amarelo), novos a cada etapa, adquiridos e sorteados pela organização do campeonato.
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Idade: Os pilotos deverão se enquadrar no seguinte intervalo de idade: completando 8 anos em 2023 e não completando 12 anos em 2023. A organização poderá avaliar caso a caso a participação de pilotos com 07 (sete) anos completos em 2023.
Rotax Micro Max Rookie: Para pilotos que estejam no 1º ano da licença na carreira
Peso: 118 kg
Chassis: Serão permitidos os chassis, freios e carenagens com homologação CBA Cadete como descrito no RNK 2023.
Motor: Rotax FR125 Mini-Max Evo – Motor básico (ou seja, todos os componentes amarrados pelo lacre ROTAX) sorteado pela Organização (SISTEMA DE CARBURAÇÃO SORTEADO; exaustão, arrefecimento e acessórios continuam sendo os do piloto) ou motor de propriedade do piloto e/ou carburador de propriedade do piloto, conforme condições explícitas em 1.1.2.
Relação: obrigatório o uso do pinhão de 12 dentes original Rotax e coroa de até 67, 69 ou 71 dentes.
As coroas devem apresentar o passo 219 e terem todos os seus dentes em sequência, sem interrupção seja por fabricação original
seja por remoção de material.
Pneus: MG Cadete. 1 jogo novo a cada prova. Os jogos devem ser adquiridos e sorteados pela organização do campeonato.
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Idade: Os pilotos deverão se enquadrar no seguinte intervalo de idade: completando 10 anos em 2023 e não completando 14 anos em 2023
Rotax Mini Max Rookie: Para pilotos que estejam no 1º ano da licença na carreira
Peso: 118 kg
Chassis: Serão permitidos os chassis, freios e carenagens com homologação CBA Cadete como descrito no RNK 2023.
Motor: Rotax FR125 Mini-Max Evo – Motor básico (ou seja, todos os componentes amarrados pelo lacre ROTAX) sorteado pela Organização (SISTEMA DE CARBURAÇÃO SORTEADO; exaustão, arrefecimento e acessórios continuam sendo os do piloto) ou motor de propriedade do piloto e/ou carburador de propriedade do piloto, conforme condições explícitas em 1.1.2.
Relação: obrigatório o uso do pinhão de 12 dentes original Rotax e coroa de até 67, 69 ou 71 dentes
As coroas devem apresentar o passo 219 e terem todos os seus dentes em sequência, sem interrupção seja por fabricação original seja por remoção de material.
Pneus: MG Cadete. 1 jogo novo a cada prova. Os jogos devem ser adquiridos e sorteados pela organização do campeonato.
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Idade: Os pilotos deverão se enquadrar no seguinte intervalo de idade: completando 12 anos em 2023 e não completando 15 anos em 2023. Pilotos completando 11 e 15 anos em 2023 poderão participar com autorização expressa da organização, mas não concorrerão às vagas para o Rotax Max Challenge Grand Finals 2023
Rotax Junior Max Rookie: Para pilotos que estejam no 1º ano da licença na carreira
Peso: 145 kg
Chassis: Serão permitidos os chassis, freios e carenagens com homologação CBA e homologação FIAKarting.
Motor: otor Rotax FR125 Junior Evo – Motor básico (ou seja, todos os componentes amarrados pelo lacre ROTAX) sorteado pela Organização (SISTEMA DE CARBURAÇÃO SORTEADO; exaustão, arrefecimento e acessórios continuam sendo os do piloto) ou motor de propriedade do piloto e/ou carburador de propriedade do piloto, conforme condições explícitas em 1.1.2.
Relação: obrigatório o uso do pinhão de 12 dentes original Rotax e coroa de 74, 76 ou 78 dentes. As coroas devem apresentar o passo 219 e terem todos os seus dentes em sequência, sem interrupção seja por fabricação original seja por remoção de material
Pneus: MG SH Vermelho. 1 jogo novo a cada prova. Os jogos devem ser adquiridos e sorteados pela organização do campeonato.
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Idade: ROTAX MAX: A partir de 14 anos.
ROTAX MAX MASTERS: Os pilotos deverão se enquadrar na seguinte classificação de licenças CBA: PSKAm, PSKPro. E desta forma aberta aos pilotos na faixa etária de SS e SSM.
ROTAX MAX SUPER SÊNIOR: aberta a pilotos na faixa etária de SS e SSM conforme o RNK (pilotos com idade de 45 anos, completados em 2023, e acima)
Peso:
ROTAX MAX: 163 kg
ROTAX MAX MASTERS / SUPER SÊNIOR: 176 kg
Chassis: Serão permitidos os chassis, freios e carenagens com homologação CBA e homologação FIAKarting.
Motor: Rotax FR125 Max com válvula de exaustão Evo – Motor básico (ou seja, todos os componentes amarrados pelo lacre ROTAX) sorteado pela Organização (SISTEMA DE CARBURAÇÃO SORTEADO; exaustão, arrefecimento e acessórios continuam sendo os do piloto).
Relação: obrigatório o uso do pinhão de 11 dentes original Rotax e coroa de 73, 75 ou 77 dentes.
As coroas devem apresentar o passo 219 e terem todos os seus dentes em sequência, sem interrupção seja por fabricação original
seja por remoção de material.
Pneus: Max: Pneu MG SM Amarelo – 1 jogo novo a cada prova. Max Masters / Max-Super Senior: Pneu MG SH Vermelho – 1 jogo novo a cada prova.
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Idade: DD2: A partir de 15 anos.
DD2 MASTERS: A partir de 32 anos.
Peso: 177 kg
Chassis: Deve ser homologado pela Rotax (ver lista disponível em www.rotax-kart.com/Max-Challenge/MAXChallenge/Approved-Chassis-125-MAX-DD2)
Motor: – Motor Rotax DD2 Evo
Relação: São permitidas a seguintes relações de velocidades:
33/64; 34/63; 35/62; 36/61; 37/60
As relações para uma determinada prova poderão ser definidas via adendo.
Pneus: Pneu MG SM Amarelo – 1 jogo novo a cada prova.
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Idade: Pró 500 – O campeonato será disputado entre equipes formadas por pilotos portadores das seguintes licenças de piloto: Junior, Novatos, Graduados, Sênior A e B.
PRO 500 Graduado: os pilotos com até 37 anos completados em 2023 obrigatório. A partir de 38 anos completados em 2023, facultativo, mas informando a intenção à Secretaria de Provas antes da 1ª Etapa
PRO 500 Senior: pilotos a partir de 3 anos completos em 2023 (nascidos em 1984 ou antes).
PRO 500 Light: Pilotos com no máximo 2 (dois) anos de CDN, incluindo CDN PKI, com exceção a campeão e vice da categoria Pró 500 Light em qualquer ano, ou que esteja há 5 anos sem CDN.
A categoria a que o kart pertence será determinada pelo piloto de maior graduação, reconhecendo a ordem como segue: Graduado > Senior > Light
Peso: 200 kg
Chassis: Qualquer marca homologada CBA e/ou FIAKarting desde que a marca tenha representante oficial no Brasil. Autorizado o intercâmbio de peças entre os fabricantes nacionais homologados CBA, com exceção ao disposto no item 9.1.2
Chassis FIAKarting autorizados: Praga, Oberon, TonyKart/Kosmic/Exprit/Redspeed (e outros do grupo OTK), DR (Danilo Rossi), CRG, Birel-Art e KR (Kart Republic).
Motor: Original Honda GX-390, sorteado a cada etapa pela organização. Caso o motor venha a ser danificado por acidente, o piloto será responsável pelo custeio da sua manutenção
Relação: Coroa 41 dentes, pinhão de 13 dentes. (centrífuga miolo com diâmetro interno de 93/98mm) sem retrabalho, com patins de ferro – Marca Point Car, homologado CBA
Pneus: MG especificação SH (Vermelho), novos a cada etapa, adquiridos e sorteados pela organização do campeonato.
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Regulamentos
Última atualização: 28/11/2023 – 07h27