A Copa São Paulo de Kart Granja Viana é o maior campeonato regional de kart do Brasil com mais de 20 anos de existência, é reconhecido pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e pela Confederação Nacional de Kart (CNK) e supervisionada pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP).
CATEGORIAS
Idade: Pilotos com idades entre 08 a 09 anos, completados em 2024, portadores de licença PMK da CBA
Peso: 106 kg
Chassis: Seguir o disposto no RNK 2024.
Motor: Marca Honda, 4 tempos, sorteado a cada etapa pela Granja Viana.
Coroa: Somente de 66 dentes, contínuos, equidistantes, uniformes. Apenas 1 coroa instalada no suporte
Pneus: MG SC CADETE: 1 jogo novo a cada prova. Os jogos devem ser adquiridos e sorteados
pela organização do campeonato
Mirim Rookie: Para pilotos que estejam no 1º ano da licença na carreira
RANKING
Idade: CADETE: Pilotos com idades entre 09 a 11 anos, completados em 2024, portadores de licença PCK da CBA
CADETE ROOKIE: Para pilotos que estejam no 1º ano da licença na carreira;
Peso: 106 kg
Chassis: Seguir o disposto no RNK 2024.
Motor: Marca Honda, 4 tempos, sorteado a cada etapa pela Granja Viana.
Coroa: Somente de 66 dentes, contínuos, equidistantes, uniformes. Apenas 1 coroa instalada no suporte
Pneus: MG SC CADETE: 1 jogo novo a cada prova. Os jogos devem ser adquiridos e sorteados
pela organização do campeonato
Cadete Rookie: Para pilotos que estejam no 1º ano da licença na carreira
RANKING
Idade: Pilotos com idades entre 11 a 15 anos, completados em 2024.
Peso: 155 KG
Chassis: seguir o disposto no RNK 2024
Motor: Original Honda GX-390, sorteado a cada etapa pela organização
Coroa de 41 dentes com até 17,7 cm de diâmetro, pinhão de 13 dentes. Corrente de moto obrigatória. Passo 428.
Pneus: MG especificação SH (Vermelho): 1 jogo novo a cada prova. Os jogos devem ser
adquiridos e sorteados pela organização do campeonato.
Fórmula 4 Jr. Rookie: Para pilotos que estejam no 1º ano da licença na carreira
RANKING
Idade: FÓRMULA 4: Aberta a Pilotos a partir de 14 anos de idade, completados em 2024.
FÓRMULA 4 GRADUADOS: Até 37 anos completados em 2024 obrigatório. A partir de 38 anos completados em 2024, facultativo, mas informando a intenção à Secretaria de Provas antes da 1ª Etapa
FÓRMULA 4 SÊNIOR: A partir de 38 anos completados em 2024, portadores de CDN PSKAm ou PSKPro
FÓRMULA 4 LIGHT: Pilotos com no máximo 2 (dois) anos de Cédula Desportiva Nacional, incluindo CDN PKI, com exceção a campeão e vice da categoria F4 Light em qualquer ano, ou que esteja há 5 anos sem CDN
Peso: 183 kg
Chassis: seguir o disposto no RNK 2024.
MARCAS DE CHASSIS CIK-FIA LIBERADOS: Praga, Oberon, TonyKart/Kosmic/Exprit/Redspeed (e outros do grupo OTK), DR (Danilo Rossi), CRG, Birel-Art e KR (Kart Republic)
Motor: Original Honda GX-390, sorteado a cada etapa pela organização.
Relação: Coroa de 41 dentes com até 17,7 cm de diâmetro, pinhão de 13 dentes. Corrente de moto obrigatória. Passo 428.
Pneus: MG SH Vermelho – Um jogo novo a cada etapa, sorteados pela organização do campeonato
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Categoria e Subcategorias: Aberta a pilotos portadores de Cédula Desportiva Nacional PGK, PSKAm e PSKPro
SHIFTER GRADUADOS: Pilotos portadores de Cédula Desportiva Nacional PGK e PSKPro.
SHIFTER SÊNIOR: berta a pilotos com idade desde 28 anos, completados em 2024, até 44 anos, completados em 2024.
SHIFTER SUPER SÊNIOR: Aberta a pilotos com idade desde 45 anos, completados em 2024, até 55 anos, completados em 2024.
SHIFTER SUPER SÊNIOR MASTER: Aberta a pilotos com idade mínima de 56 anos, completados em 2024.
Peso: 180 Kg
Chassi: Deverá ser homologado CBA, FIAKarting/CBA, FIAKarting autorizado CBA ou FIAKarting, dotado de freios traseiros e dianteiros, também homologados. Nenhuma peça do chassi poderá sofrer alteração que mude a sua característica original constante da Ficha de Homologação. Será liberado apenas o retrabalho no chassi para fixação da alavanca de câmbio.
Especificações técnicas a respeito do Eixo traseiro, Cubos de rodas e dimensões regulamentadas constam no Item 6.1 do Regulamento da Categoria.
Motor:Não deve ser possível separar o motor da caixa de câmbio. O bloco do motor deve ser composto de 2 partes apenas (separadas vertical ou horizontalmente). Somente insertos para os mancais de rolamento do virabrequim ou elementos de fixação (furos roscados, buchas) são autorizados. Serão permitidos motores monocilíndricos com admissão por válvula de palhetas apenas, de qualquer marca ou modelo, homologados FIAKarting, conforme sua Ficha de Homologação, independentemente de suas validades. Capacidade cúbica máxima de 125cc.
Alojamento da Válvula de Palhetas conforme a Ficha de Homologação, flange livre. O volume da câmara de combustão deverá ser de no mínimo 9cc, medidos com inserto padrão FIAKarting (volume total da medição de 11cc) e será medido conforme procedimento previsto no RNK 2024.
As peças originais do motor devem sempre corresponder e ser similares às fotografias, desenhos, materiais e dimensões físicas descritas na Ficha de Homologação.
Serão proibidas as seguintes modificações no interior do motor:
a) Interior do motor:
– curso;
– diâmetro (além dos limites máximos);
– linha de centro da biela;
– número de janelas de transferência e admissão no cilindro e bloco;
– número de dutos e janelas de exaustão;
– outras restrições conforme regulamentos específicos.
b) Exterior do motor:
– número de carburadores e diâmetro;
– Aparência externa do motor montado.
A seguir alterações que não são consideradas modificações na aparência externa do motor: cor das peças, ajustes nas conexões do Sistema de Arrefecimento e modificações nas fixações (incluindo, mas não se limitando à fixação do carburador, da ignição, do escapamento, da embreagem ou do próprio motor), desde que sua posição não esteja diferente do especificado na Ficha de Homologação.
Relação: Livre.
Pneus: MG especificação SM (Amarelo), novos a cada etapa, adquiridos e sorteados pela organização do campeonato.
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Idade: Os pilotos deverão se enquadrar no seguinte intervalo de idade: completando 8 anos em 2024 e não completando 12 anos em 2024. A organização poderá avaliar caso a caso a participação de pilotos com 07 (sete) anos completos em 2024.
Rotax Micro Max Rookie: Para pilotos que estejam no 1º ano da licença na carreira
Peso: 118 kg
Chassis: Serão permitidos os chassis, freios e carenagens com homologação CBA Cadete como descrito no RNK 2024.
Motor: Rotax FR125 Mini-Max Evo – Motor básico (ou seja, todos os componentes amarrados pelo lacre ROTAX) sorteado pela Organização (SISTEMA DE CARBURAÇÃO SORTEADO; exaustão, arrefecimento e acessórios continuam sendo os do piloto) ou motor de propriedade do piloto e/ou carburador de propriedade do piloto, conforme condições explícitas em 1.1.2 do Regulamento Técnico Rotax 2024
Relação: obrigatório o uso do pinhão de 12 dentes original Rotax e coroa de até 67, 69 ou 71 dentes.
As coroas devem apresentar o passo 219 e terem todos os seus dentes em sequência, sem interrupção seja por fabricação original
seja por remoção de material.
Pneus: MG SC2. 1 jogo novo a cada prova. Os jogos devem ser adquiridos e sorteados pela organização do campeonato.
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Idade: Os pilotos deverão se enquadrar no seguinte intervalo de idade: completando 10 anos em 2024 e não completando 14 anos em 2024
Rotax Mini Max Rookie: Para pilotos que estejam no 1º ano da licença na carreira
Peso: 118 kg
Chassis: Serão permitidos os chassis, freios e carenagens com homologação CBA Cadete como descrito no RNK 2024.
Motor: Rotax FR125 Mini-Max Evo – Motor básico (ou seja, todos os componentes amarrados pelo lacre ROTAX) sorteado pela Organização (SISTEMA DE CARBURAÇÃO SORTEADO; exaustão, arrefecimento e acessórios continuam sendo os do piloto) ou motor de propriedade do piloto e/ou carburador de propriedade do piloto, conforme condições explícitas em 1.1.2 do Regulamento Técnico Rotax 2024.
Relação: obrigatório o uso do pinhão de 12 dentes original Rotax e coroa de até 67, 69 ou 71 dentes
As coroas devem apresentar o passo 219 e terem todos os seus dentes em sequência, sem interrupção seja por fabricação original seja por remoção de material.
Pneus: MG SC2. 1 jogo novo a cada prova. Os jogos devem ser adquiridos e sorteados pela organização do campeonato.
RANKING
Idade: Os pilotos deverão se enquadrar no seguinte intervalo de idade: completando 12 anos em 2024 e não completando 15 anos em 2024. Pilotos completando 11 e 15 anos em 2024 poderão participar com autorização expressa da organização, mas não concorrerão às vagas para o Rotax Max Challenge Grand Finals 2024
Rotax Junior Max Rookie: Para pilotos que estejam no 1º ano da licença na carreira
Peso: 145 kg
Chassis: Serão permitidos os chassis, freios e carenagens com homologação CBA e homologação FIAKarting.
Motor: Rotax FR125 Junior Evo – Motor básico (ou seja, todos os componentes amarrados pelo lacre ROTAX) sorteado pela Organização (SISTEMA DE CARBURAÇÃO SORTEADO; exaustão, arrefecimento e acessórios continuam sendo os do piloto) ou motor de propriedade do piloto e/ou carburador de propriedade do piloto, conforme condições explícitas em 1.1.2 do Regulamento Técnico Rotax.
Relação: obrigatório o uso do pinhão de 12 dentes original Rotax e coroa de 74, 76 ou 78 dentes.
As coroas devem apresentar o passo 219 e terem todos os seus dentes em sequência, sem interrupção seja por fabricação original seja por remoção de material
Pneus: MG SH Vermelho. 1 jogo novo a cada prova. Os jogos devem ser adquiridos e sorteados pela organização do campeonato.
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Idade: ROTAX MAX: A partir de 14 anos.
ROTAX MAX NOVATOS: A partir de 14 anos, portadores das licenças PNK ou PJK da CBA em seu primeiro ano de licença.
ROTAX MAX MASTERS: Os pilotos deverão se enquadrar na seguinte classificação de licenças CBA: PSKAm, PSKPro. E desta forma aberta aos pilotos na faixa etária de SS e SSM.
ROTAX MAX SUPER SÊNIOR: Aberta a pilotos na faixa etária de SS e SSM conforme o RNK (pilotos com idade de 45 anos, completados em 2024, e acima)
Peso:
ROTAX MAX / MAX NOVATOS: 163 kg
ROTAX MAX MASTERS / SUPER SÊNIOR: 176 kg
Chassis: Serão permitidos os chassis, freios e carenagens com homologação CBA e homologação FIAKarting.
Motor: Rotax FR125 Max com válvula de exaustão Evo – Motor básico (ou seja, todos os componentes amarrados pelo lacre ROTAX) sorteado pela Organização (SISTEMA DE CARBURAÇÃO SORTEADO; exaustão, arrefecimento e acessórios continuam sendo os do piloto).
Relação: obrigatório o uso do pinhão de 11 dentes original Rotax e coroa de 73, 75 ou 77 dentes.
As coroas devem apresentar o passo 219 e terem todos os seus dentes em sequência, sem interrupção seja por fabricação original
seja por remoção de material.
Pneus: Max: Pneu MG SM2 Amarelo – 1 jogo novo a cada prova. Max Masters / Max-Super Senior: Pneu MG SH Vermelho – 1 jogo novo a cada prova.
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Idade: DD2: A partir de 15 anos.
DD2 MASTERS: A partir de 32 anos.
Peso: 177 kg
Chassis: O chassi deve ser projetado de acordo com as regras CIK-FIA para as classes shifter (freios dianteiros e traseiros obrigatórios).
O sistema de freio, carenagem e para-choque dianteiro devem ter uma homologação CIK-FIA válida.
Motor: – Motor Rotax DD2 Evo
Relação: São permitidas a seguintes relações de velocidades:
33/64; 34/63; 35/62; 36/61; 37/60
As relações para uma determinada prova poderão ser definidas via adendo.
Pneus: Pneu MG SM2 Amarelo – 1 jogo novo a cada prova.
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Idade: Pró 500 – O campeonato será disputado entre equipes formadas por pilotos portadores das seguintes licenças de piloto: PJK, PNK, PGK, PSKPro e PSKAM.
PRO 500 Geral: Todos os kart/equipes disputam.
PRO 500 Sênior: pilotos a partir de 38 anos completos em 2024.
PRO 500 Light: Pilotos com no máximo 2 (dois) anos de CDN, incluindo CDN PKI, com exceção a campeão e vice da categoria Pró 500 Light em qualquer ano, ou que esteja há 5 anos sem CDN.
A categoria a que o kart pertence será determinada pelo piloto de maior graduação, reconhecendo a ordem como segue: Geral > Sênior > Light
Peso: 200 kg
Chassis: Qualquer marca homologada CBA e/ou FIAKarting desde que a marca tenha representante oficial no Brasil. Autorizado o intercâmbio de peças entre os fabricantes nacionais homologados CBA, com exceção ao disposto no item 9.1.2
Chassis FIAKarting autorizados: Praga, Oberon, TonyKart/Kosmic/Exprit/Redspeed (e outros do grupo OTK), DR (Danilo Rossi), CRG, Birel-Art e KR (Kart Republic).
Motor: Original Honda GX-390, sorteado a cada etapa pela organização. Caso o motor venha a ser danificado por acidente, o piloto será responsável pelo custeio da sua manutenção
Relação: Coroa 41 dentes, pinhão de 13 dentes.
Pneus: MG especificação SH (Vermelho), novos a cada etapa, adquiridos e sorteados pela organização do campeonato.
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Última atualização: 19/11/2024 – 16:52