Por: Fernanda Gonçalves / FGCom
Foto: Fábio Oliveira

Depois de muita expectativa, neste sábado (dia 21) serão conhecidos três dos 12 finalistas da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras, um dos mais importantes eventos de apoio à base do automobilismo brasileiro. Estarão na briga pelas primeiras vagas os pilotos de 15 a 20 anos que disputam a categoria Graduados dentro da 53ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, que acontece no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP).

Os treinos já estão sendo realizados na pista durante toda a semana e, nesta quinta-feira (19), aconteceu a tomada de tempos e a primeira bateria classificatória. Nesta sexta-feira (20), os pilotos terão mais uma classificatória e a Pré-Final. E a grande decisão será sábado, a partir das 14h30 (ao vivo no www.globoesporte.com/motor).

Uma das grandes novidades desta edição histórica da Seletiva de Kart Petrobras é o aumento da idade máxima dos pilotos que podem concorrer à vaga (subiu de 18 para 20 anos). A mudança, adotada este ano após o crescente interesse dos jovens pilotos pelas categorias de turismo, onde não precisam necessariamente chegar tão novos quanto nos monopostos, agradou os pilotos. Bem como o teste na Stock Light, a principal categoria de acesso para a Stock Car.

“Durante a semana, percebemos um grande interesse dos pilotos pelas novidades do projeto deste ano, o que nos deixa satisfeitos, pois conseguimos atender os anseios dos pilotos, ao mesmo tempo que valorizamos o apoio que a Petrobras dá ao automobilismo brasileiro”, destacou Binho Carcasci, idealizador e organizador da Seletiva.

Além das novidades já citadas, este ano o campeão receberá 100 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 10 mil reais. O programa de orientação para o campeão e o melhor colocado que não tenha participado em 2017 também segue com o teste de Fórmula 4 na Europa, experiência em simulador de Fórmula 1, avaliação física, media training e palestra sofre marketing esportivo. A premiação total chega a aproximadamente 500 mil reais.

Para Carcasci, a briga vai ser boa na decisão deste sábado, como os pilotos já vêm mostrando nas primeiras disputas. Entre os 22 pilotos da Graduados, um deles já foi campeão da Seletiva de Kart Petrobras, o carioca Olin Galli, vencedor em 2013 e que não pode mais concorrer ao prêmio. Também já foram finalistas Pedro Goulart, Sérgio Crispim, Vinicius Ponce, Arthur Leist (quarto em 2016), Murilo Colleta (terceiro em 2017) e Gaetano di Mauro, que foi vice-campeão em 2015 e, entre eles, é o único que não tem mais idade para concorrer ao prêmio novamente. Sem contar, os que estão chegando agora.

“Fico feliz também em ver um grid que mescla pilotos muito experientes e outros que estão chegando agora e já disputam as primeiras posições. Com certeza, vai ser uma grande decisão neste sábado”, completou.

Confira o calendário da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras: *

Fase Classificatória
1ª Etapa – 21 de julho – Cotia (SP) – Campeonato Brasileiro de Kart
2ª Etapa – 1 de setembro – São Luís (MA) – Copa Petrobras Norte Brasileiro de Kart
3ª Etapa – 22 de setembro – Aldeia da Serra (SP) – Copa SP Light de Kart
4ª Etapa – 13 de outubro – Vespasiano (MG) – Copa Brasil de Kart

Final
Novembro – Cotia (SP)

* Sujeito a alterações

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 19 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título na grande final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla seus vencedores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, teste com monoposto de base também na Europa, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.

A premiação total – somando todas as ações – chega a aproximadamente 500 mil reais. O campeão recebe 100 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 10 mil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *