Por Alexander Grünwald e Fred Sabino/Globo Esporte

Competição mais importante do kart nacional, o Campeonato Brasileiro está sendo disputado a partir desta semana, no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP). Como são 20 categorias na pista, o torneio é dividido em duas fases. A primeira, entre 9 e 14 de julho; a segunda, de 16 a 21 deste mês. Todas as baterias finais, disputadas nos sábados de cada semana, serão transmitidas ao vivo pelo GloboEsporte.com e pelo SporTV.

Em 2017, o Brasileiro de Kart foi reconhecido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) como o Nacional de maior número de participantes, com mais de 500 pilotos. Entre eles, muitos garotos que planejam fazer carreira no automobilismo internacional, e que despontam como grandes promessas da nova geração do esporte a motor.

O GloboEsporte.com preparou um superguia para você entender como funciona a maior competição do kartismo brasileiro.

Formato da competição

Ao longo da semana, cada categoria tem duas provas classificatórias e uma pré-final. No sábado, é realizada a grande final – cujo resultado determina o campeão. Nas primeiras fases da competição, é adotado o sistema de pontos perdidos, no qual o vencedor não perde nada, o segundo colocado tem retirado um ponto, o terceiro, dois, e assim sucessivamente. Classificam-se para a final os pilotos com menos pontos perdidos. O vencedor da última bateria se consagra como campeão brasileiro.

Quem corre quando

O grande número de categorias e de inscritos obriga a realização do evento em duas fases, como já ocorre há muitos anos.

Participam da primeira fase, com final no dia 14, as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Codasur, Shifter Graduado, F4 Graduado, F4 Sênior e Super F4. Já a segunda fase, cuja final será no dia 21, terá as categorias Codasur Junior, PSK A, SS e SS Master, PGK, F4 SS e F4 SSM, PSK B, SK Sênior, PNK e Internacional Ok.

Pedro Aizza, da categoria Junior, no Brasileiro de Kart (Foto: Bruno Gorski - Quick Comunicação)
Pedro Aizza, da categoria Junior, no Brasileiro de Kart (Foto: Bruno Gorski – Quick Comunicação)

Centenas de competidores

Na edição do ano passado (disputada no Kartódromo Beto Carrero, em Santa Catarina), o Brasileiro de Kart alcançou um recorde mundial: 522 competidores no mesmo evento nacional. Embora as inscrições para a segunda fase ainda estejam abertas, a expectativa é que a edição 2018 fique na faixa dos 500 inscritos.

Largada disputada no Brasileiro de Kart de 2017, que teve recorde de inscritos (Foto: Bruno Gorski - Quick Comunicação)
Largada disputada no Brasileiro de Kart de 2017, que teve recorde de inscritos (Foto: Bruno Gorski – Quick Comunicação)

A categoria Cadete, para pilotos entre oito e 11 anos, tem o maior número de inscrições desta primeira fase. Nada menos que 47 competidores estão confirmados, e por isso o seu sistema de disputa é um pouco diferente neste ano. Para chegar aos 34 pilotos que alinharão em busca do título, foram formados três grupos eliminatórios antes da bateria pré-final.

Confira a matéria completa em: https://globoesporte.globo.com/motor/noticia/com-cerca-de-500-pilotos-brasileiro-de-kart-reune-jovens-e-veteranos-na-granja-viana.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *